Abril


DIA 01

Se acatarem a minha repreensão, eu lhes darei um espírito de sabedoria e lhes revelarei os meus pensamentos.
Provérbios 1:23

Quando obedecemos ao SENHOR o seu Espírito nos revela os seus planos a respeito de nossas vidas.  "É preciso obedecer antes a Deus do que aos homens!” Atos dos Apóstolos 5:29 

DIA 02

Filho meu, SE aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos,  para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento,  e, SE clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz,  SE buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares, então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.Provérbios 2:1-5


Quem tem o CONHECIMENTO DE DEUS saberá  tomar decisões acertadas  a respeito de todas as coisas na sua vida pois Deus, Ele,  conhece o futuro do homem. O seu Espírito guiará seus filhos em toda a verdade.
O texto de provérbio em estudo apresenta três SE que demonstra a importância da escolha dos homens. Se decidir ACEITAR as sua Palavras,  PEDIR entendimento e BUSCAR a sabedoria certamente Deus concederá.

DIA 03

Nunca se esqueça das coisas que eu lhe ensinei. Guarde sempre na memória as minhas instruções. VOCÊ TERÁ UMA VIDA LONGA E TRANQUILA.  Provérbios 3:1-2 

Não fique cheio de si, pensando que sua própria sabedoria é a razão do seu sucesso. A verdadeira sabedoria é amar e obedecer ao Senhor, fugindo do mal. VOCÊ TERÁ SEMPRE SAÚDE E VIGOR PARA ENFRENTAR A VIDA. Provérbios 3:7-8 

Dê honra ao Senhor, oferecendo a Ele a primeira parte de tudo quanto você ganha. DEUS LHE DARÁ TRIGO E CEVADA PARA ENCHER COMPLETAMENTE OS SEUS CELEIROS; FARÁ OS SEUS TANQUES DE ESPREMER UVAS TRANSBORDAREM DE TANTO VINHO!           Provérbios 3:9-10

DIA 04

A estrada em que caminham as pessoas direitas é como a luz da aurora, que brilha cada vez mais até ser dia claro. Mas a estrada dos maus é escura como a noite; eles caem e não podem ver no que foi que tropeçaram.
Provérbios 4:18-19
Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles.  Não faça o que eles fazem. Afaste-se do mal. Desvie-se dele e passe de lado.
Provérbios 4:14-15

DIA 05

Filho, por que dar o seu amor a uma mulher imoral? Por que preferir os encantos da mulher de outro homem?
Deus sabe por onde você anda e vê tudo o que você faz.  As injustiças que um homem mau comete são uma armadilha; ele é apanhado na rede do seu próprio pecado.  Morre porque não se controla: a sua grande loucura o levará à cova.
Provérbios 5:20-23

DIA 06

Filho, faça o que o seu pai diz e nunca esqueça o que a sua mãe ensinou. Guarde sempre as suas palavras bem gravadas no coração.
Os seus ensinamentos o guiarão quando você viajar, protegerão você de noite e aconselharão de dia.  As suas instruções são uma luz brilhante, e a sua correção ensina a viver.
Provérbios 6:20-23

DIA 07

MEU FILHO, SIGA os meus conselhos e grave na memória as minhas instruções. Ame a sabedoria como a uma namorada; ame a sabedoria como a uma parenta muito chegada. Assim, ela não deixará você ser enganado pela prostituta, que atrai os jovens com palavras doces e mentirosas.Não saiam do bom caminho para ir atrás desse tipo de mulher; não fiquem pensando nela nem se aproximem dos lugares que ela frequenta porque ela já destruiu a vida de muitos jovens; muitos já perderam a vida por causa dela.  A casa onde ela recebe seus amantes é o caminho mais curto para a morte e o reino dos mortos.Provérbios 7:1,4-5,25-27

DIA 08

A sabedoria vale muito mais que pedras preciosas; você pode imaginar qualquer tipo de riqueza mas isso não pode se comparar com o valor da sabedoria.Eu sou a sabedoria e meu companheiro é o bom senso; tenho muitos conselhos e instruções importantes para o homem: respeitar e obedecer a Deus significa detestar o mal.Eu, a Sabedoria, detesto o orgulho, a arrogância, a falsidade e todo o tipo de mentira.Provérbios 8:11-13

 

DIA 09

A base de toda a sabedoria é a obediência e o respeito ao Senhor. Sim, quem conhece o Santo Deus tem a verdadeira compreensão da vida.

Eu, a sabedoria, darei a você uma vida mais longa e divina de viver.  E lembre-se que a sabedoria só traz benefícios; você mesmo tira proveito dela. Se por outro lado, você preferir zombar de mim, sofrerá sozinho as consequências.

Provérbios 9:10-12

DIA 10

A bênção do Senhor é à base da verdadeira riqueza, pois não traz tristezas e preocupações.

Provérbios 10:22

DIA 11

Quem está resolvido a agir direito viverá.
Algumas pessoas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas; outras são econômicas demais e acabam ficando cada vez mais pobres.   Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado.
Provérbios 11:19a,24-25

DIA 12

O SENHOR Deus detesta os mentirosos, porém ama os que dizem a verdade. A mentira tem vida curta, mas a verdade vive para sempre.
Provérbios 12:22,19

DIA 13


Os homens honestos odeiam a mentira, porém os maus dizem coisas indecentes e vergonhosas.  Os homens corretos são como uma luz brilhante, porém os maus são como uma vela que está se apagando. O homem bom terá uma herança para deixar para os seus netos, mas a riqueza dos pecadores ficará para as pessoas honestas.

Provérbios 13:5,9,22

DIA 14

A PAZ de espírito dá saúde ao corpo, mas a inveja destrói como câncer.
Provérbios 14:30

INVEJA, é um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem (pode ser tanto coisas materiais como qualidades inerentes ao ser). A inveja pode ser definida como uma vontade frustrada de possuir os atributos ou qualidades de uma outra pessoa, pois aquele que deseja tais virtudes é incapaz de alcançá-la, seja pela incompetência e limitação física, seja pela intelectual.

Dica para vencer a inveja:  Se esforce  e  sorria com a pessoa que  está vencendo, festeje a vitória dela. A inveja terá que sair da tua vida.

 

DIA 15

Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso.
Provérbios 15:22

Quando os planos são apresentados ao SENHOR, a sabedoria a respeito deles chega com o propósito de não serem frustrados. Planejar cuidadosamente inclui submissão a Deus.

Quando se trata de algum tipo de comércio, a pesquisa de mercado, buscar consultorias de profissionais  sobre o assunto, são formas de buscar  conselheiros;
As grandes empresas quando vão abrir uma filial é feita pesquisa para saber qual a população daquele local, o padrão de vida daquela comunidade, e o resultado da pesquisa vai ditar como aquela empresa vai fazer, se será ali inaugurada ou não uma nova filial. “Os planos do diligente conduzem à abundância; mas todo precipitado apressa-se para a penúria.” (Provérbios 21:5)
Em todas as áreas da vida é semelhante, buscar a direção do SENHOR é colocá-lo em primeiro lugar, submeter-se a ele e dele aguardar a resposta. Deus honra aos que lhe honram.  A resposta virá seja pela sua Palavra, pela  voz no homem Interior, por conselhos de uma pessoa, mas virá, o SENHOR quer que seus filhos sejam bem sucedidos.
 

DIA 16

Quem tem coração sábio é conhecido como uma pessoa compreensiva; quanto mais agradáveis são as suas palavras, mais você consegue convencer os outros. A sabedoria é uma fonte de vida para os sábios, mas os tolos só aprendem tolices.
O homem sábio pensa antes de falar; por isso o que ele diz convence mais.
Provérbios 16:21-23

DIA 17

Quem VIVE PENSANDO E DIZENDO coisas más não pode esperar nada de bom, mas só a desgraça.
Provérbios 17.20  
Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.  O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado. Provérbios 4.23,  18.21  

DIA 18

O nome do SENHOR é como uma torre forte para onde as pessoas direitas vão e ficam em segurança.

Provérbios 18:10
O Senhor é uma fortaleza segura; nEle os justos encontrarão proteção e segurança.  

DIA 19


Filho, se você parar de aprender, logo esquecerá o que sabe.
Provérbios 19:27

O sedentarismo mental causa o esquecimento, mas o exercício da leitura provoca aumenta a capacidade do aprendizado.

DIA 20


O mexeriqueiro espalha os segredos; por isso fique longe de quem fala demais.
Provérbios 20:19

DIA 21

O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha.

Provérbios 21.20  

O que Faz um homem ser rico não é o valor que ele ganha e sim o valor que ele guarda.

DIA 22

Tomei nota de [quatro] provérbios para você. Eles contêm conhecimentos e bons conselhos, que o ajudarão a saber o que é certo e direito. E assim, quando lhe fizerem perguntas, você saberá dar a resposta certa.

Provérbios 22.20-21  

1.1. Não tire vantagem do pobre só porque ele é pobre, nem se aproveite daqueles que não tiverem quem os defenda no tribunal.  Pois o SENHOR defenderá a causa deles e ameaçará a vida de quem os ameaçar. (Pv 22.22-23)  

   2. Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles. (Pv 22.24-25)  

   3. Não aceite ser fiador de ninguém porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama. (Pv 22.26-27)
 
4. Não mude de lugar os marcos de divisa de terras que os seus antepassados colocaram. (Pv 22.28)   

DIA 23

Não deixe de corrigir a criança. Umas palmadas não a matarão.  Para dizer a verdade, poderão até livrá-la da morte.
Provérbios 23:13-14

DIA 24

Com sabedoria se constrói uma casa, e com inteligência ela se consolida. Mediante discernimento seus cômodos são mobiliados com todo tipo de bens preciosos e agradáveis.

Provérbios 24.3-4 

A perseverança é a característicae de quem não desiste de seus sonhos, é firme em realizar, se manter na visão que move a sua vida. A perseverança sempre levará a vitória!

DIA 25

A  perseverança pode vencer QUALQUER dificuldade.

Provérbios 25.15b

DIA 26

Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda.  Como o carvão é para a brasa, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas.  As palavras do maldizente são comida fina, que desce para o mais interior do ventre.
Provérbios 26.20-22

DIA 27

Palavras destrutivas geram discórdia e ferem  profundamente. Um prejuízo inestimável é provocado por aqueles que deliberadamente, usam as palavras para denegrir a reputação de outras pessoas. Como o fogo se apaga quando não há combustível, a contenda acaba quando não há fofoca.
Cuide das suas ovelhas e do seu gado o melhor que puder  porque tanto as riquezas como os governos não duram para sempre.
Primeiro você corta o feno; depois corta o capim dos montes enquanto espera que o feno cresça de novo.  Aí você pode fazer roupas com a lã das suas ovelhas e comprar mais terras com o dinheiro que ganhou com a venda de alguns cabritos. E as cabras darão leite com fartura para você, e para a sua família, e também para as suas empregadas. 
Provérbios 27.23-27  

O FENO é uma mistura de  plantas ceifadas e secas, geralmente gramíneas e leguminosas. usada como forragem para o gado, mediante a desidratação que retira a água mas mantendo o valor nutritivo e permitindo sua armazenagem por muito tempo sem se estragar. Um produtor rural que consegue fenar todo o excedente de capim produzido na estação própria, além de garantir a alimentação de seu rebanho, pode vender o excesso para terceiros desde que tenha um produto de boa qualidade.  
Observando o texto do Provérbios acima, o produtor deve  guardar uma parte do capim, o FENO, que produziu, em Gênesis 41:34 o Espírito Santo nos ensina a  guardar “UM QUINTO” de tudo que se colhe na época das "vacas gordas", ou seja 20% do que se ganha pode ser guardado. E assim como o produtor rural que fenou o excedente de capim  para alimentar seu rebanho e pode até vender, quem guardou 20% do seu salário pode aproveitar as boas oportunidades que surgirem e fazer bons investimentos para o futuro. 

DIA 28

Quem teme o SENHOR é feliz, mas quem se revolta contra ele cairá na desgraça.
Provérbios 28.14

Quem vive diariamente obedecendo ao Senhor será muito feliz; quem prefere fazer sua própria vontade viverá cercado de problemas. 

DIA 29

A criança que é corrigida com umas palmadas aprenderá a se comportar direito. A criança que sempre faz o que quer faz seus pais passarem vergonha em público.  Castigue seu filho quando for necessário e você sempre terá uma vida tranqüila e feliz.
Provérbios 29:15,17
 Para corrigir o rebelde, você precisa algo mais do que simples palavras, porque ele não leva o que você diz a sério.Provérbios 29:19

DIA 30

Se você caiu na bobagem de ser orgulhoso, se planejou fazer o mal a alguém, tenha vergonha de si mesmo e arrependa-se! Porque isso tem consequências sérias: quando você bate o leite, produz manteiga; um soco no nariz provoca sangue; e quando você vai ajuntando raiva contra outra pessoa acabará tendo uma briga violenta com ela.
Provérbios 30:32-33

Nenhum comentário:

Postar um comentário