Maio

DIA 01

Estes provérbios aumentam a sabedoria dos sábios e orientam os instruídos,  fazendo que entendam o significado escondido dos provérbios e dos ditados e compreendam os mistérios que os estudiosos procuram explicar.
Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.
Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos. Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranqüilo e não terá motivo para ter medo de nada.
Provérbios 1:5-7,32-33

DIA 02

Aprenda o que eu lhe ensino e nunca esqueça o que mando você fazer. Escute os sábios e procure entender o que eles ensinam.Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.
Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer.Provérbios 2:1-2,8-10

DIA 03

SE VOCÊ SEGUIR ESSAS INSTRUÇÕES BEM DE PERTO TERÁ UMA VIDA LONGA E TRANQUILA.1.      Nunca deixe de ser uma pessoa sincera e bondosa; faça disso uma regra de vida, grave isso em seu coração. Assim, você será respeitado pelos homens e Deus lhe mostrará o Seu grande amor.
2.      Confie no Senhor de todo o seu coração; nunca pense que sua própria capacidade é suficiente para vencer os problemas. Em tudo quanto for fazer, lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar. Ele guiará os seus passos e você andará pelo caminho do sucesso.
3.      Não fique cheio de si, pensando que sua própria sabedoria é a razão do seu sucesso. A verdadeira sabedoria é amar e obedecer ao Senhor, fugindo do mal. Se você fizer isso, terá sempre saúde e vigor para enfrentar a vida.
4.      Dê honra ao Senhor, oferecendo a Ele a primeira parte de tudo quanto você ganha. Ele lhe dará trigo e cevada para encher completamente os seus celeiros; fará os seus tanques de espremer uvas transbordarem de tanto vinho!
Provérbios 3:2-10

DIA 04

Meu filho, OUÇA E COLOQUE EM PRÁTICA os meus conselhos; assim, você terá uma vida longa e feliz.Provérbios 4.10·          Não imite os maus nem siga os passos dos perversos.  Fuja do caminho dos pecadores; nem se aproxime dele! Provérbios 4.14-15
·          Tome cuidado com a mentira e a falsidade; fuja delas. Provérbios 4.24

DIA 05

Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela!

Alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou, amorosa como uma corça, graciosa como uma cabra selvagem. Que ela cerque você com o seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz!Provérbios 5.15,18-19 Beba água do seu próprio poço, meu filho - seja fiel e leal para com sua esposa!Use bem essa bênção que você recebeu, a capacidade sexual. Aproveite o prazer que ela pode lhe dar através do amor de sua esposa. Ela deve ser sempre para você a mulher mais bela e encantadora! Os abraços e carinhos de sua esposa devem ser o seu prazer, a sua satisfação total!


DIA 06

Filho, faça o que o seu pai diz e nunca esqueça o que a sua mãe ensinou.  Guarde sempre as suas palavras bem gravadas no coração. Os seus ensinamentos o guiarão quando você viajar, protegerão você de noite e aconselharão de dia.
As suas instruções são uma luz brilhante, e a sua correção ensina a viver.  Elas livrarão você da mulher imoral e das suas palavras sedutoras.  Não seja tentado pela sua beleza, nem caia na armadilha dos seus olhos tentadores.
Qualquer homem pode ter uma prostituta por pouco dinheiro, mas o adultério custará a ele a sua própria vida.
Provérbios 6.20-26

DIA 07

Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo.  Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras.Provérbios 7.4-5 Não deixe que uma mulher como essa ganhe o seu coração; não ande atrás dela.  Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar. Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.Provérbios 7.25-27

DIA 08

Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as joias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo.  Eu sou a Sabedoria; tenho compreensão, conhecimento e juízo. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas.
Temer o SENHOR Deus é odiar o mal.Provérbios 8:11-13

DIA 09

Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.
A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa.  Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as consequências.  
Provérbios 9.10-12

DIA 10

Quem teme o SENHOR tem vida longa, porém os maus morrem antes do tempo.Quando o mau tem medo de alguma coisa, é isso mesmo o que lhe acontece, mas a pessoa direita consegue o que deseja.  Vem a tempestade e acaba com os maus, porém os honestos continuam sempre firmes.

Provérbios 10.27,24-25
DIA 11

Algumas pessoas gastam com generosidade e ficam cada vez mais ricas; outras são econômicas demais e acabam ficando cada vez mais pobres.Quem é generoso progride na vida; quem ajuda será ajudado.

Provérbios 11.24-25
DIA 12

Quando a verdade é dita, a justiça é feita; mas a mentira produz a injustiça. A mentira tem vida curta, mas a verdade vive para sempre.Provérbios 12.17,19

DIA 13

Quem despreza os bons conselhos acabará mal, mas quem os segue será recompensado. 
Provérbios 13:13
  •         O homem sensato sempre pensa antes de agir, mas o tolo anuncia a sua ignorância. Provérbios 13:16
  •          Os bons serão recompensados pelo que dizem; os traiçoeiros só desejam a violência. Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo. Provérbios 13:2-3

DIA 14
Há caminhos que parecem certos, mas podem acabar levando para a morte. (Provérbios 14.12  )
  •       Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar. (Pv 14.7)
  •         Desprezar os outros é pecado, mas aquele que faz o bem aos pobres é feliz. (Pv 14.21 )
  •       Quem trabalha tem com o que viver, mas quem só conversa passará necessidade . (Pv 14.23)
Os maus terão o que merecem, mas os bons serão recompensados pelo que fazem.  Provérbios 14.14
  

DIA 15


As palavras do sábio tornam o conhecimento atraente, mas o tolo só diz bobagens.   Quando os sábios falam, eles espalham conhecimento, mas isso não acontece com os tolos.   A pessoa sábia não desce pelo caminho da morte, mas sobe pela estrada da vida.
Provérbios 15.2,7,24


DIA 16


Quem presta atenção no que lhe ensinam TERÁ SUCESSO; quem confia no SENHOR será feliz.
Provérbios 16.20
Você pode pensar que tudo o que faz é certo, mas o SENHOR julga as suas intenções.  Peça a Deus que abençoe os seus planos, e eles darão certo. A pessoa faz os seus planos, mas quem dirige a sua vida é Deus, o SENHOR.
Provérbios 16. 2-3, 9

DIA 17



O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão.   Quem paga o bem com o mal não afastará o mal da sua casa.
Provérbios 17.17,13

DIA 18


Você terá de agüentar as conseqüências de tudo o que disser.   O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.Provérbios 18.20-21



DIA 19




Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade. Quem obedece às leis de Deus vive mais; quem despreza os seus ensinamentos morrerá.Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender; assim, um dia você será sábio.Provérbios 19.8,16,20


DIA 20


A consciência do homem é um farol que o Senhor colocou nele, para revelar todos os pensamentos e emoções. O homem justo obedece a Deus de todo o coração e isso traz felicidade para sua família.
Provérbios 20.27,7


DIA 21

Dê um presente em segredo a quem estiver zangado com você, e a raiva dele acabará. Provérbios 21.14

DIA 22

Eduque a criança no caminho em que deve andar, e até o fim da vida não se desviará dele.  Provérbios 22.6

Ajude seu filho a formar bons hábitos enquanto ainda é pequeno. Assim, ele nunca abandonará o bom caminho, mesmo depois de adulto.

DIA 23


Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança.
Provérbios 23.17-18  

DIA 24

Meu filho, coma mel, pois o mel faz bem. Assim como o favo de mel é doce na sua língua,   assim também a sabedoria é boa para a sua alma. Se você a conseguir, terá um bom futuro e não perderá a esperança.
Provérbios 24.13-14
  

DIA 25

Quando você estiver diante das autoridades, não se faça de importante.  É melhor que depois lhe dêem um lugar de honra do que você ser humilhado na presença das autoridades.Provérbios 25.6-7  


 DIA 26

O hipócrita que odeia esconde o seu ódio atrás da bajulação.
  • Ele pode falar muito bem, mas não acredite no que ele diz porque o seu coração está cheio de ódio.
  • Ele pode disfarçar, mas todos acabarão vendo a sua maldade.

Provérbios 26.24-26 

Cuidado com o homem que fala muito delicadamente e promete grandes favores! No fundo de seu coração ele odeia você e acabará mostrando suas más intenções, apesar de suas belas mentiras.


DIA 27

Para quem está de barriga cheia, o mel mais doce não tem valor mas para quem está morrendo de fome qualquer sobra de comida é deliciosa.
Provérbios 27.7

Cuidar bem da família em ambiente de amor e paz é bênção para todos seus familiares, e quando estiverem longe de casa sentirão a necessidade de voltar.

Na despedida dos familiares antes da saída para viagens, para o trabalho, deve ser em paz e alegria, com abraços e beijos, com palavras de bênçãos, e assim, o que sai, sai com vontade de logo retornar. Evitar contendas sempre é muito bom e nesta hora é Sabedoria.


DIA 28


Quem vive diariamente obedecendo ao Senhor será muito feliz; quem prefere fazer sua própria vontade viverá cercado de problemas.Quem confia em si mesmo é um louco! Sábio é quem confia no Senhor; esse será salvo de todas as dificuldades.Provérbios 28.14,26


DIA 29


O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz será quebrantado de repente sem que haja cura.  A soberba do homem o abaterá, mas o humilde de espírito obterá honra.Provérbios 29.1,23                                                                                                                    

O galardão da humildade e o temor do SENHOR são riquezas, e honra, e vida. Provérbios 22.4  

DIA 30

Se você caiu na bobagem de ser orgulhoso, se planejou fazer o mal a alguém, tenha vergonha de si mesmo e arrependa-se!
Porque isso tem consequências sérias: quando você bate o leite, produz manteiga; um soco no nariz provoca sangue; e quando você vai ajuntando raiva contra outra pessoa acabará tendo uma briga violenta com ela.
Provérbios 30.32-33

DIA 31

Se você encontrar uma esposa fiel e dedicada, achará um tesouro mais valioso que ouro e pedras preciosas.

O marido de uma mulher fiel e dedicada está sempre tranquilo  pois ela nunca deixará faltar nada para ele. O marido de uma mulher fiel e dedicada será conhecido e respeitado em sua cidade; será eleito para cargos importantes na sociedade.
Provérbios 31.10-11,23










Nenhum comentário:

Postar um comentário