Novembro


DIA 01

Ouçam o que digo pois quero corrigir seus erros! Derramarei o Meu espírito sobre vocês e lhes mostrarei Meu plano para suas vidas.  Quem Me ouve e obedece vive em paz e segurança, sem ter medo do mal.
Provérbios 1: 23, 33b - BIBLIA VIVA 

DIA 02

JOVEM, SE VOCÊ tomar posse das minhas palavras e guardar os meus mandamentos em seu coração  terá ouvidos capazes de perceber a verdadeira sabedoria e um coração pronto a receber a verdade.
Deus fará de você uma pessoa justa, equilibrada e que sabe tomar decisões certas.  Porque a sabedoria estará no centro de sua vida e você se alegrará em conhecer a verdade.  O bom senso e a inteligência protegerão você de decisões erradas.
Provérbios 2:1-2, 9-11 BIBLIA VIVA 

DIA 03

Se você seguir essas instruções bem de perto terá uma vida longa e tranquila!
  • Confie no Senhor de todo o seu coração; nunca pense que sua própria capacidade é suficiente para vencer os problemas.  Em tudo quanto for fazer, lembre-se de colocar Deus em primeiro lugar. Ele guiará os seus passos e você andará pelo caminho do sucesso.
  • Não fique cheio de si, pensando que sua própria sabedoria é a razão do seu sucesso. A verdadeira sabedoria é amar e obedecer ao Senhor, fugindo do mal.  Se você fizer isso, terá sempre saúde e vigor para enfrentar a vida.
  • Dê honra ao Senhor, oferecendo a Ele a primeira parte de tudo quanto você ganha.  Ele lhe dará trigo e cevada para encher completamente os seus celeiros; fará os seus tanques de espremer uvas transbordarem de tanto vinho!

Provérbios 3: 2, 5-10 BIBLIA VIVA 


DIA 04

Meu filho, ouça e coloque em prática os meus conselhos; assim, você terá uma vida longa e feliz.
Eu lhe mostrei como andar pelo CAMINHO DA SABEDORIA; guiei os seus passos Pelo caminho da verdade.  Andando por eles, seja depressa ou devagar, você nunca tropeçará.
  • O caminho do homem justo fica cada vez mais claro à medida que ele avança, como quando o sol aparece e o dia vai ficando mais claro.
  • O caminho dos pecadores rebeldes, pelo contrário, é escuro como a noite mais negra. Eles nem sabem em que tropeçam!


Provérbios 4:10-12,18-19 BIBLIA VIVA 


DIA 05

Fuja da prostituta! Nem sequer chegue perto da casa dela!
Assim você não perderá sua honra nem desperdiçará sua vida, entregando sua saúde e sua força a pessoas cruéis e sem coração.  
Provérbios 5:8-9  Bíblia VIVA 

DIA 06

Jovem, obedeça sempre a seu pai; nunca deixe de seguir os conselhos de sua mãe.   Grave as ordens de seus pais em seu coração; tenha-as sempre diante de você  e elas servirão de guia para os seus passos; elas lhe darão um sono tranqüilo e a cada novo dia servirão de professor para lhe ensinar o que é certo.
Provérbios 6:20-22 Bíblia VIVA 

DIA 07

AME A SABEDORIA como a uma namorada; AME A SABEDORIA como a uma parenta muito chegada. Assim, ela não deixará você ser enganado pela prostituta, que atrai os jovens com palavras doces e mentirosas.
Não saiam do bom caminho para ir atrás desse tipo de mulher; não fiquem pensando nela nem se aproximem dos lugares que ela frequenta  porque ela já destruiu a vida de muitos jovens; muitos já perderam a vida por causa dela.  A casa onde ela recebe seus amantes é o caminho mais curto para a morte e o reino dos mortos.
Provérbios 7:4-5,25-27 Bíblia VIVA 


DIA 08

Eu sou a sabedoria e meu companheiro é o bom senso; tenho muitos conselhos e instruções importantes para o homem.  Por exemplo, respeitar e obedecer a Deus significa detestar o mal.
Eu, a Sabedoria, detesto o orgulho, a arrogância, a falsidade e todo o tipo de mentira.  O bom senso e a verdadeira compreensão da vida me pertencem.
Provérbios 8:12-14 Bíblia VIVA 

DIA 09


A base de toda a sabedoria é a obediência e o respeito ao Senhor. Sim, quem conhece o Santo Deus tem a verdadeira compreensão da vida.  Eu, a sabedoria, darei a você uma vida mais longa e divina de viver.

Provérbios 9:10-11 Bíblia VIVA 


DIA 10

O homem sábio aceita com alegria as instruções que recebe mas quem se apressa a dizer "Isso eu já sei!" acaba arruinando sua própria vida.   Quem aceita conselhos e instruções está andando no caminho da vida mas quem recusa a correção está perdido.

Provérbios 10:8,17 Bíblia VIVA 

DIA 11

O SENHOR DETESTA a desonestidade mas o Seu grande prazer é uma pessoa honesta e decente. O homem mau usa suas palavras para prejudicar o justo mas ele escapa porque todos sabem que é honesto e decente.
Provérbios 11:1,9 Bíblia VIVA 

DIA 12


Certas pessoas têm a língua afiada como uma espada,  pronta para destruir outros,  mas as palavras do homem sábio ajudam a estabelecer amor e paz.  O coração de quem vive planejando maldades está cheio de engano e falsidade mas quem usa suas palavras para criar a paz tem o coração cheio de alegria.
Provérbios 12:18,20 Bíblia VIVA 


DIA 13

Quem toma CUIDADO COM SUAS PALAVRAS protege sua própria alma porque quem vive falando tudo que pensa acaba arruinando sua própria vida.
Provérbios 13:3 Bíblia VIVA 

DIA 14


Quem obedece e respeita o Senhor tem uma força especial e um apoio nas horas difíceis; sua familia será abençoada e protegida por Deus.  Obedecer e respeitar o Senhor dá novas forças para enfrentar a vida e escapar dos perigos da morte.

Provérbios 14:26-27 Bíblia VIVA 


DIA 15

O homem que usa a desonestidade para ficar rico traz desgraça para sua família; quem é honesto e não aceita dinheiro "por fora" será abençoado por Deus.   O caminho do homem justo vai subindo sempre, indo para longe do inferno.
Provérbios 15:27,24 - Bíblia VIVA

DIA 16

O Senhor exige honestidade total em todos os negócios. Ele mesmo estabeleceu este princípio.
Provérbios 16:11 - Bíblia VIVA

DIA 17

O coração alegre é BOM REMÉDIO para o corpo mas a tristeza na alma acaba com a saúde do homem.
Provérbios 17:22 - Bíblia VIVA


DIA 18


Sempre temos que comer o fruto das palavras que semeamos.  Nossas palavras têm poder para construir ou destruir nossa vida.    Quem usa bem suas palavras receberá benefícios em troca.
Provérbios 18:20-21 -  Bíblia VIVA


DIA 19

Quem obedece os mandamentos do Senhor protege sua própria vida mas quem despreza o Senhor mostra que não dá valor à vida.  A obediência e o respeito ao Senhor produzem uma vida feliz; dão satisfação e segurança ao homem.

Provérbios 19:16,23 -  Bíblia VIVA


DIA 20

Não seja preguiçoso e dorminhoco senão acabará ficando pobre; acorde, trabalhe, e sempre terá o necessário para viver.

Provérbios 20:13 -  Bíblia VIVA


DIA 21

Quem se esforça sinceramente para obedecer a Deus e amar o seu próximo, receberá uma vida feliz, será considerado justo por Deus e honrado pelos homens.
Provérbios 21:21 -  Bíblia VIVA

DIA 22


Ajude seu filho a formar bons hábitos enquanto ainda é pequeno. Assim, ele nunca abandonará o bom caminho, mesmo depois de adulto.

Provérbios 22:6 -  Bíblia VIVA


DIA 23

Ser rico não é a coisa mais importante do mundo; por isso, não use todo o seu tempo e toda a sua inteligência para ganhar dinheiro.  Para que se dedicar tanto às riquezas?   Elas desaparecem num instante, como um pássaro que voa para longe.
Provérbios 23:4-5 -  Bíblia VIVA

DIA 24


A verdadeira riqueza se consegue com sabedoria e bom senso;  conhecer e entender a vida é a melhor maneira de acumular muitas riquezas e dar a sua família tudo de que ela necessita.  Para vencer na vida, a sabedoria vale muito mais que a força bruta e o bom senso muito mais que a valentia.

Provérbios 24:3-5 -  Bíblia VIVA


DIA 25

Seja paciente e a autoridade verá que você tem razão; fale sempre com delicadeza pois assim você pode vencer todas as dificuldades.
Provérbios 25:15 -  Bíblia VIVA

DIA 26


Uma fogueira se apaga quando acaba a lenha; da mesma maneira, as brigas acabam quando o brigão e implicante é separado do grupo.  O homem brigão e implicante provoca discussões e brigas como um fósforo começa uma fogueira.
Provérbios 26:20-21 -  Bíblia VIVA

DIA 27

O valor da prata e do ouro pode ser testado pelo fogo; o valor de um homem é demonstrado pela espécie de elogios que ele recebe. Não faça elogios a si mesmo; deixe isso por conta de outras pessoas.
Provérbios 27:21,2 -  Bíblia VIVA

DIA 28


Conselhos Preciosos
  • Quem vive diariamente obedecendo ao Senhor será muito feliz; quem prefere fazer sua própria vontade viverá cercado de problemas.
  • Quem obedece ao Senhor de todo o coração será salvo das dificuldades da vida, mas quem se afasta dos caminhos de Deus será derrubado pelos problemas.


Provérbios 28:14,18 -  Bíblia VIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário