Dezembro


DIA 01

Provérbios de Salomão, filho de Davi, o rei de Israel. Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência. Provérbios 1:1-2

VALOR DA SABEDORIA:
·         O sábio recebe riquezas e honra
·         O sábio tem fruto melhor do que ouro e prata

Provérbios são declarações breves, mais vigorosas, tiradas da vida diária e usadas como normas práticas para uma vida bem-sucedida.


DIA 02

O SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento. Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade.

Provérbios 2.6-7

DIA 03

Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. Você caminhará seguro e não tropeçará. Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranquilo a noite inteira. Provérbios 3:21-24
As pessoas que não tem paz para dormir, são pessoas preocupadas e ansiosas, o que pode causar problemas como depressão, dores nas articulações, gastrites,  e  etc. A saúde está a disposição de quem teme o Senhor.
Não seja sábio aos seus próprios olhos; tema ao Senhor e evite o mal. Isso lhe dará saúde ao corpo e vigor aos ossos.  
Provérbios 3:7-8


DIA 04

Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras.  Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as.    Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las. 
Provérbios 4.20-22

·                      Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas.

·                      Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.


DIA 05

Beba das águas da sua cisterna, das águas que brotam do seu próprio poço. Seja bendita a sua fonte! Alegre-se com a esposa da sua juventude. 
Provérbios 5:15,18

O ponto de vista de Deus quanto ao sexo no casamento - É traçado um belo paralelo entre beber água da sua cisterna e a satisfação da sede sexual do casal.

"Beba água da sua cisterna" indica que a fonte de prazer do casamento está na sua esposa, e não em outras mulheres.

  "Alegre-se com a esposa da sua juventude" indica que o relacionamento sexual deve proporcionar grande prazer ao casal.  



DIA 06

Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio!

Ela não tem nem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento.                                    

Provérbios 6:6-8

Quando ainda estávamos com vocês, nós lhe ordenamos isto: "se alguém não quer trabalhar, também não coma".

2 Tessalonicenses 3.10


DIA 07


MEU FILHO, SIGA os meus conselhos e grave na memória as minhas instruções. Assim, ela não deixará você ser enganado pela prostituta, que atrai os jovens com palavras doces e mentirosas. A casa onde ela recebe seus amantes é o caminho mais curto para a morte e o reino dos mortos.

Provérbios 7:1,5,27 


DIA 08


O bom senso e a verdadeira compreensão da vida me pertencem. Eu possuo a verdadeira força.

Eu amo a todos os que me amam; quem me procura sempre me encontra. Eu possuo riquezas, honra e justiça sem fim para distribuir aos homens.

Provérbios 8:17-18

 

DIA 09


A base de toda a sabedoria é a obediência e o respeito ao Senhor. Sim, quem conhece o Santo Deus tem a verdadeira compreensão da vida.

Provérbios 9:10  -  BÍBLIA VIVA


DIA 10

Raiva e ódio só produzem brigas e confusão; mas o amor esquece e perdoa todas as ofensas.

Provérbios 10.12 





DIA 11


Quando as pessoas honestas ABENÇOAM uma cidade, ela se torna importante.
Provérbios 11.11a




EM PRIMEIRO LUGAR peço que sejam feitos orações, pedidos, súplicas e ações de graças a Deus em favor de todas as pessoas. OREM pelos reis e POR TODOS os outros QUE TÊM AUTORIDADE, PARA QUE possamos viver uma vida calma e pacífica, com dedicação a Deus e respeito aos outros. Isso é bom, e Deus, o nosso Salvador, gosta disso. 1 Timóteo 2.1-3

 

DIA 12


Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer. Quando a verdade é dita, a justiça é feita; mas a mentira produz a injustiça.   As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar.

Provérbios 12.14.17-18

DIA 13

As pessoas corretas serão recompensadas com a prosperidade. 

Provérbios 13.21b

 

DIA 14

Quem tem juízo toma cuidado a fim de não se meter em dificuldades, mas o tolo é descuidado e age sem pensar. Quem se zanga facilmente faz coisas tolas, mas o sábio permanece calmo.

Provérbios 14.16-17

 

DIA 15

Quem teme o SENHOR está aprendendo a ser sábio; quem é humilde é respeitado.

Provérbios 15.33

 

DIA 16

O orgulho leva a pessoa à destruição, e a vaidade faz cair na desgraça.

Provérbios 16:18


DIA 17


O calor e o fogo purificam a prata e o ouro mas só Deus purifica os corações.

Provérbios 17:3

DIA 18

Quem acha uma esposa encontra a felicidade: recebeu uma bênção de Deus, o SENHOR.

Provérbios 18:22

 

DIA 19

Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade.  Quem obedece às leis de Deus vive mais; quem despreza os seus ensinamentos morrerá.

Provérbios 19:8,16 


DIA 20

Fugir de uma briga não é vergonha; só os tolos fazem questão de brigar.
Provérbios 20:3
 

DIA 21

Quem PLANEJA com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade. O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha.
Provérbios 21:5,20  (Bíblia NTLH)
 

DIA 22

Você conhece alguém que faz seu trabalho com cuidado e perfeição? Em pouco tempo seu valor será reconhecido e ele será chamado para trabalhar para o rei.
Provérbios 22:29
 

DIA 23

Não tenha inveja dos pecadores. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida.   Assim, o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança. 
Provérbios 23:17-18
 

DIA 24

Com a sabedoria se constrói o lar e sobre a prudência ele se firma.   Na casa da pessoa sábia os quartos ficam cheios de coisas bonitas e de valor.
Provérbios 24:3-4
 

DIA 25

Um bom conselho, dado na hora certa, é tão valioso quanto uma bandeja de prata coberta de maçãs de ouro.
Provérbios 25:11 
 

DIA 26

Uma fogueira se apaga quando acaba a lenha; da mesma maneira, as brigas acabam quando o brigão e implicante é separado do grupo.
Provérbios 26:20  

DIA 27

As riquezas não duram para sempre. A coroa do rei não permanece eternamente na família real. Por isso, cuide sempre de seus negócios, procure saber como andam suas ovelhas e em que condição estão os seus rebanhos.
Quando terminar a colheita nos campos e novas sementes estiverem brotando as ovelhas darão lã para as roupas e as cabras darão carne e leite para alimentar seus filhos e empregados.
Provérbios 27: 23-27 – Bíblia VIVA

DIA 28

Quem confia em si mesmo é um louco! Sábio é quem confia no Senhor; esse será salvo de todas as dificuldades.
Provérbios 28: 26  – Bíblia VIVA

DIA 29

É bom corrigir e disciplinar a criança. Quando todas as suas vontades são feitas, ela acaba fazendo a sua mãe passar vergonha.   Corrija os seus filhos, e eles serão para você motivo de orgulho e não de vergonha.
Provérbios 29: 15,17  – Bíblia NTLH

DIA 30

Cada palavra que Deus falou é verdadeira. Ele sempre protege todos que confiam nEle.
Provérbios 29: 30  – Bíblia VIVA

DIA 31


Se você encontrar uma ESPOSA FIEL E DEDICADA, achará um tesouro mais valioso que ouro e pedras preciosas.
Ela sempre procura ajudar o marido; sempre procura o bem-estar e a alegria para ele. Quando ensina seus filhos ela mostra sabedoria, ensinando e corrigindo com amor.
Seus filhos dizem aos colegas: "Minha mãe é formidável! É a melhor mãe do mundo!" Seu marido diz a ela, cheio de orgulho:  "Pode haver muitas boas esposas neste mundo, mas eu tenho certeza que nenhuma delas, é melhor que você".

Provérbios 31:10,12,26,28-29  – Bíblia VIVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário