Junho

Dia 01

Escutem! A Sabedoria está gritando nas ruas e nas praças.

Os tolos morrem porque rejeitam a sabedoria; os que não têm juízo são destruídos por estarem satisfeitos consigo mesmos.  Mas quem me ouvir terá segurança, viverá tranqüilo e não terá motivo para ter medo de nada.

Provérbios 1.20,32-33


Dia 02

É o SENHOR quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele.   Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto.   Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.
Provérbios 2.6-8

Dia 03

Filho,  tenha sempre SABEDORIA e COMPREENSÃO e nunca deixe que elas se afastem de você.
Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz.  Você caminhará seguro e não tropeçará. Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo a noite inteira.
Provérbios 3.21-24

PARA SER SÁBIO, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Os tolos desprezam a sabedoria e não querem aprender.Provérbios 1.7



Dia 04


Filho, preste atenção no que eu digo. Escute as minhas palavras. Nunca deixe que elas se afastem de você. Lembre delas e ame-as. Elas darão vida longa e saúde a quem entendê-las.



  •  Tenha cuidado com o que você pensa, pois a sua vida é dirigida pelos seus pensamentos.

  •  Nunca fale mentiras, nem diga palavras perversas.

  •  Olhe firme para a frente, com toda a confiança; não abaixe a cabeça, envergonhado.

  •  Pense bem no que você vai fazer, e todos os seus planos darão certo.

  •  Evite o mal e caminhe sempre em frente; não se desvie nem um só passo do caminho certo.






Provérbios 4.20-27




Dia 05


Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela.

Alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou,  amorosa como uma corça, graciosa como uma cabra selvagem. Que ela cerque você com o seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz!
Provérbios 5.15,18-19



Dia 06


Filho, você é FIADOR de alguém?   Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez?

Então, meu filho, agora você está nas mãos dessa pessoa. Mas há um jeito de sair disso: vá logo e peça que ela livre você dessa obrigação.  Não durma, nem descanse;    saia dessa armadilha, como um passarinho ou uma gazela escapa do caçador.

Provérbios 6.1-5



Dia 07


GUARDE SEMPRE OS MEUS ENSINAMENTOS BEM GRAVADOS NO CORAÇÃO (Provérbios 7.3)



Uma vez eu estava olhando pela janela da minha casa   e vi vários rapazes sem experiência; mas notei que um deles era mesmo sem juízo.  Esse rapaz estava andando pela rua, perto da esquina onde morava uma certa mulher. Ele passava por perto da casa dela,

Ela chegou perto do rapaz, e o abraçou, e beijou. Então, com um olhar atrevido, disse:
— Paguei hoje os meus votos, e a carne da oferta de paz está comigo.   Por isso saí procurando você. Eu queria encontrá-lo, e você está aqui!  E, num instante, lá foi ele com ela, como um boi que vai para o matadouro, como um animal que corre para a armadilha,   onde uma flecha atravessará o seu coração. Era como um pássaro que entra num alçapão, sem saber que a sua vida está em perigo.

Agora, meu filho, escute! Preste atenção no que vou dizer.  Não deixe que uma mulher como essa ganhe o seu coração; não ande atrás dela.  Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar.
SE VOCÊ FOR À CASA DESSA MULHER, ESTARÁ CAMINHANDO PARA O MUNDO DOS MORTOS, PELO CAMINHO MAIS CURTO.
Provérbios 7.6-8, 13-15, 22-27

Dia 08



Aceite os meus ensinamentos em vez de prata e o meu conhecimento, em lugar de ouro puro.

 “Eu sou a Sabedoria; sou mais preciosa do que as jóias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo.  Eu sou a Sabedoria; tenho compreensão, conhecimento e juízo.  TEMER O SENHOR DEUS É ODIAR O MAL.”

Provérbios  8.10-13



Dia 09


Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas.

A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa.   Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as consequências.

Provérbios  9.10-12



Dia 10


A pessoa honesta anda em PAZ e SEGURANÇA, mas a desonesta será desmascarada. As pessoas honestas dizem coisas sábias;

Provérbios  10.9,31a




HONESTA


É a pessoa que se comporta ou se encontra de acordo com os preceitos éticos e socialmente aceitos;


É a pessoa que possui ou demonstra dignidade; bom caráter; honrado, digno: tem o espírito honesto.


Para o FILHO DE DEUS, a pessoa honesta anda de acordo com os preceitos bíblicos.


Sinônimo de honesto:  correto, digno, direito, honrado, imaculado, íntegro e sério    


Dia 11

Quem ficar como FIADOR de qualquer um acabará chorando. Será melhor não se comprometer.

Provérbios  11.15

FIADOR é a pessoa que se obriga a pagar divida de outra por intermédio de um contrato principal. A fiança é um contrato acessório e independente.

Exemplo: a pessoa que empresta dinheiro no banco e pede para um amigo ser FIADOR para ele, se ela não pagar o amigo  PAGARÁ A DÍVIDA.




Dia 12



Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer.

Provérbios  12.14  

Quem sempre fala a verdade receberá muitos benefícios por causa disso; quem ajuda outros com as suas mãos receberá favores em troca.




Dia 13




O justo consegue muitos benefícios porque sempre FALA A VERDADE mas o perverso mostra com suas palavras que seu coração está carregado de violência e maldade. 

Provérbios  13.2  



 [Disse Jesus:] Que eles sejam teus por meio da verdade; a tua Palavra é a verdade. João 17.17


Dia 14





Por que será que a pessoa ajuizada é sábia? É porque ela sabe o que faz. Por que será que o tolo não tem juízo? É porque ele apenas pensa que sabe o que faz.

Quem zomba de tudo quer ser sábio e não consegue, mas quem tem juízo aprende com facilidade.  Afaste-se das pessoas sem juízo porque gente assim não tem nada para ensinar.

Provérbios  14.8,6-7


Dia 15

A resposta delicada acalma o furor, mas a palavra dura aumenta a raiva.   Saber dar uma resposta é uma alegria; como é boa a palavra certa na hora certa!
Provérbios  15.1,23  

Dia 16

Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no SENHOR será feliz.
O homem sábio pensa antes de falar; por isso o que ele diz convence mais. As palavras bondosas são como o mel: doces para o paladar e boas para a saúde.
Provérbios  16.20,23-24    


Dia 17


A alegria faz bem à saúde; estar sempre triste é morrer aos poucos.

Provérbios 17.22

Dia 18


Você terá de agüentar as conseqüências de tudo o que disser.  O que você diz pode salvar ou destruir uma vida; portanto, use bem as suas palavras e você será recompensado.

Provérbios 18.20-21  



 Lembrem disto, meus queridos irmãos: cada um esteja pronto para ouvir, mas demore para falar e ficar com raiva.

Tiago 1.19  

Dia 19


Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade.  Agir sem pensar não é bom; quem se apressa erra o caminho.

Provérbios 19.8,2  

Dia 20


O VINHO PERTURBA o homem e dá uma falsa coragem. Como são loucos os homens que se entregam à bebida e acabam dominados por ela!

Provérbios 20.1

Dia 21

Quem planeja com cuidado tem fartura, mas o apressado acaba passando necessidade.    O homem sensato tem o suficiente para viver na riqueza e na fartura, mas o insensato não, porque gasta tudo o que ganha.
Provérbios 21.5,20

Dia 22

Ajude seu filho a formar bons hábitos enquanto ainda é pequeno. Assim, ele nunca abandonará o bom caminho, mesmo depois de adulto.
Provérbios 22.6

Dia 23

Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais.  Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos.
Provérbios 23,20-21

Dia 24


Cuide primeiro de seus negócios, defina sua situação financeira e depois comece a construir sua casa e formar sua família.

Provérbios 24.27


Dia 25

Se o seu inimigo estiver com fome, dê comida a ele; se estiver com sede, dê água.   Porque assim você o fará queimar de remorso e vergonha, e o SENHOR Deus recompensará você.

Provérbios 25.21-22

Dia 26

Uma fogueira se apaga quando acaba a lenha; da mesma maneira, as brigas acabam quando o brigão e implicante é separado do grupo. O homem brigão e implicante provoca discussões e brigas como um fósforo começa uma fogueira.
Provérbios 26.20-21

Dia 27

Assim como o ouro e a prata são provados pelo fogo, o bom nome de uma pessoa também pode ser posto à prova.
Provérbios 27.21

Dia 28


Quem dá aos pobres não passará necessidade, mas quem faz de conta que os pobres não existem será muito amaldiçoado.
Provérbios 28.27

Dia 29


Quando não se pode contar ao povo os mandamentos de Deus, a sociedade vai de mal a pior; quando o povo obedece a lei de Deus, o país progride e vive feliz.
Provérbios 29.18   

Dia 30

Tudo o que Deus diz é verdade. Ele é como um escudo para todos os que procuram a sua proteção.
Provérbios 30.5  

Nenhum comentário:

Postar um comentário