Outubro


DIA 01

Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz.  Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter, assim como um belo turbante ou um colar melhoram a sua aparência.
Provérbios 1:8-9  (Bíblia NTLH)

DIA 02


É o SENHOR quem dá sabedoria; a sabedoria e o entendimento vêm dele.  Ele dá ajuda e proteção a quem é direito e honesto. Deus protege os que tratam os outros com justiça e guarda os que lhe obedecem.
Se você me ouvir, entenderá o que é direito, justo e honesto e saberá o que deve fazer. Você se tornará sábio, e a sua sabedoria lhe dará prazer..

Provérbios 2:6-10  (Bíblia NTLH)


DIA 03

Não fique pensando que você é sábio; tema o SENHOR e não faça nada que seja errado.   Pois isso será como um BOM REMÉDIO para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos.

Provérbios 3:7-8  (Bíblia NTLH)


DIA 04


Não abandone a sabedoria, e ela protegerá você. Ame-a, e ela lhe dará segurança. 
Para ter sabedoria, é preciso primeiro pagar o seu preço. Use tudo o que você tem para conseguir a compreensão.  Ame a sabedoria, e ela o tornará importante; abrace-a e você será respeitado.

A sabedoria será para você um enfeite, como se fosse uma linda coroa.

Provérbios 4:6-9  (Bíblia NTLH)

 

DIA 05

Seja fiel à sua mulher e dê o seu amor somente a ela.
Portanto, alegre-se com a sua mulher, seja feliz com a moça com quem você casou, amorosa como uma corça, graciosa como uma cabra selvagem. Que ela cerque você com o seu amor, e que os seus encantos sempre o façam feliz!

Provérbios 5:15,18-19 (Bíblia NTLH)


 DIA 06

Filho, você é fiador de alguém?
Deu a sua palavra e ficou preso na promessa que fez?   Então, meu filho, agora você está nas mãos dessa pessoa. Mas há um jeito de sair disso: vá logo e peça que ela livre você dessa obrigação.  Não durma, nem descanse;   saia dessa armadilha, como um passarinho ou uma gazela escapa do caçador.

Provérbios 6:1-5 (Bíblia NTLH)


 DIA 07

Trate a Sabedoria como sua irmã e o Entendimento, como o seu melhor amigo.  Eles conservarão você longe das mulheres imorais, das mulheres de palavras sedutoras.
Não deixe que uma mulher como essa ganhe o seu coração; não ande atrás dela.  Pois ela tem sido a desgraça de muitos homens e tem causado a morte de tantos, que nem dá para contar. Se você for à casa dessa mulher, estará caminhando para o mundo dos mortos, pelo caminho mais curto.

Provérbios 7:4-5,25-27 (Bíblia NTLH)


DIA 08

EU SOU A SABEDORIA
Sou mais preciosa do que as joias. Tudo o que você deseja não pode se comparar comigo.
Tenho compreensão, conhecimento e juízo.
Faço planos e os ponho em prática; tenho inteligência e sou forte. Eu ajudo os reis a governarem e os governantes a fazerem boas leis.
Eu amo aquele que me ama; e quem me procura acha.
Tenho riquezas e honras, prosperidade e justiça. O que eu ofereço vale mais do que o ouro fino e é melhor do que a prata mais pura.
Eu ando no caminho da honestidade e sigo os passos da justiça, dando riqueza aos que me amam e enchendo as suas casas de tesouros.
Provérbios 8:11...21

 

Temer o SENHOR Deus é odiar o mal. Eu odeio o orgulho e a falta de modéstia, os maus caminhos e as palavras falsas. Provérbios 8:13

DIA 09


Para ser sábio, é preciso primeiro temer a Deus, o SENHOR. Se você conhece o Deus Santo, então você tem compreensão das coisas. A sabedoria fará com que você viva uma vida mais longa.
Se você for sábio, o lucro será seu; se zombar de tudo, você mesmo sofrerá as consequências
Provérbios 9 :10-12


DIA 10


A bênção do SENHOR Deus traz prosperidade, e nenhum esforço pode substituí-la.
Provérbios 10 :22


DIA 11

No Dia do Julgamento, as riquezas não adiantam nada, mas a honestidade livra da morte.
A honestidade torna mais fácil a vida dos bons, porém os maus causarão a sua própria desgraça.   A honestidade livra o homem correto, mas o desonesto é apanhado na armadilha da sua própria ganância.
Provérbios 11 :4-6

DIA 12


Você será recompensado pelas coisas boas que disser e receberá de volta aquilo que fizer. As preocupações roubam a felicidade da gente, mas as palavras amáveis nos alegram.
Provérbios 12 :14,25

DIA 13


Os bons serão recompensados pelo que DIZEM. Quem toma cuidado com o que diz está protegendo a sua própria vida, mas quem fala demais destrói a si mesmo.

Provérbios 13 :2a,3


DIA 14

Quem se zanga facilmente faz coisas tolas, mas o sábio permanece calmo.  A paz de espírito dá SAÚDE AO CORPO, mas a inveja destrói como câncer.
Provérbios 14 :17,30

DIA 15

A alegria embeleza o rosto, mas a tristeza deixa a pessoa abatida.   Todos os dias são difíceis para os que estão aflitos, mas a vida é sempre agradável para as pessoas que têm coração alegre.
Provérbios 15 :13,15

DIA 16

Se a nossa maneira de viver agrada a Deus, ele transforma os nossos inimigos em amigos.    Quem presta atenção no que lhe ensinam terá sucesso; quem confia no SENHOR será feliz.

Provérbios 16 :7,20


DIA 17


Quem vive PENSANDO E DIZENDO coisas más não pode esperar nada de bom, mas só a desgraça.
Provérbios 17 :20

DIA 18


A vontade de viver mantém a vida de um doente, mas, se ele desanima, não existe mais esperança.
Provérbios 18.14  


DIA 19

Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade.     Quem obedece às leis de Deus vive mais; quem despreza os seus ensinamentos morrerá.
Provérbios 19 :8,16

DIA 20


Como são felizes os filhos de um pai honesto e direito!   A criança mostra o que é pelo que faz; pelos seus atos a gente pode saber se ela é honesta e boa.
Provérbios 20.7,11

Procure bons conselhos e você terá sucesso;
Provérbios 20.18

DIA 21

O preguiçoso morre desejando muitas coisas porque se nega a trabalhar;  ele passa o dia inteiro pensando no que gostaria de ter. Mas a pessoa de caráter tem o que dar e dá com prazer.

Provérbios 21 : 25-26


DIA 22

Tomei nota de provérbios para você. Eles contêm conhecimentos e bons conselhos,  que o ajudarão a saber o que é certo e direito. E assim, quando lhe fizerem perguntas, você saberá dar a resposta certa.


  • Não faça amizade com pessoas grosseiras ou violentas; você poderá pegar os seus maus costumes e depois não conseguirá livrar-se deles.
  • Não aceite ser fiador de ninguém  porque, se você não puder pagar a dívida, levarão embora até a sua cama.


Provérbios 22:20-21, 24-27

DIA 23


Não ande com gente que bebe demais, nem com quem come demais.   Porque tanto os beberrões como os comilões vivem com sono e acabam na pobreza, vestindo trapos.
Provérbios 23:20-21

DIA 24

Não tenha inveja dos maus, nem procure ter amizade com eles.  Eles só pensam em violências e, quando falam, é para ferir alguém.
Provérbios 24:1-2

DIA 25


Purifique a prata, e o artista poderá fazer uma obra de arte.   Afaste do rei os maus conselheiros porque o que torna forte um governo é a justiça.
Provérbios 25:4-5

DIA 26

Quem engana os outros e diz que é brincadeira é como um louco brincando com uma arma mortal.
Provérbios 26.18-19  

DIA 27


A pessoa sensata vê o perigo e se esconde, mas a insensata vai em frente e acaba mal.
Provérbios 27.12  

DIA 28


Quem cultiva a sua terra tem comida com fartura, mas quem gasta o tempo com coisas sem importância sempre será pobre.

Provérbios 28.19  

DIA 29

Quando os honestos governam, o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama.  Quando o governo é justo, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba na desgraça. Quando um governador dá atenção a mentiras, todos os seus auxiliares acabam se tornando maus.
Provérbios 29.2,4,12 

DIA 30


Nunca fale mal de um empregado ao patrão dele para que você não seja amaldiçoado, nem sofra por isso.

Provérbios 30.10  


DIA 31

Como é difícil encontrar uma boa esposa! Ela vale mais do que pedras preciosas!
É forte, respeitada e não tem medo do futuro.  Fala com sabedoria e delicadeza.   Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família.

Provérbios 31.10,25-27

Nenhum comentário:

Postar um comentário